Leia e Reflita

A cultura forma sábios; a educação, homens.

"Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote."
(Fernanda Montenegro)


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mestre Verequete respira com ajuda de aparelhos


Depois de passar pelo Pronto-Socorro do Guamá e ser transferido, no dia 29 de outubro, para o Hospital Universitário Barros Barreto, Mestre Verequete, 93 anos, ícone da música paraense, deu entrada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) na tarde do último domingo, por complicações respiratórias decorrentes de um enfisema pulmonar. Seu estado é considerado grave.
“Tudo começou com uma virose. Mas o quadro acabou se agravando para pneumonia. O antibiótico não estava fazendo efeito, por isso decidiram colocar ele no CTI”, explica Lucimar Rodrigues, filha do cantor.Além da pneumonia, Verequete tem insuficiência respiratória aguda e respira com a ajuda de aparelhos. Ele permanece sedado. “Não podemos fazer nada, apenas esperar e rezar. Ele começou com outro antibiótico, mais forte. Temos que esperar 48 horas por alguma melhora”, diz Lucimar.
A saúde de Verequete piorou há alguns dias. “Acho que no dia 24 nós fomos ao PSM, pois ele estava com falta de ar e febre. Os médicos fizerem alguns procedimentos e o liberaram. Depois de três dias, ele piorou. Retornamos e ele ficou internado”, lembra a filha.
Segundo Lucimar, a transferência para o Barros Barreto foi feita porque é lá que Verequete faz seu tratamento pulmonar. “Ele tem consulta todos os meses e toma remédios, mas o enfisema debilitou muito os pulmões. Qualquer resfriado pode ser um problema”, conta. A filha garante que o Mestre não está precisando de nada. “Temos um convênio com uma rede de farmácias que nos viabilizou todo o material necessário no CTI, como fraldas descartáveis”.
O único pedido dela é para a doação de cinco bolsas de sangue, de qualquer tipo, ao Hemocentro do Pará (Hemopa). “Caso ele precise de sangue, é necessário substituir. Quem for doar, tem que dizer que é para o senhor Augusto Gomes Rodrigues”, ressalta Lucimar.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário