Leia e Reflita

A cultura forma sábios; a educação, homens.

"Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote."
(Fernanda Montenegro)


terça-feira, 23 de junho de 2009

Festival Jeca Tatu

O festival Jeca Tatu começa nesta terça feira 23,em uma parceria entre a Prefeitura e Liga das Gremições Juninas de Parauapebas - Li Jupe .Antes era realizado no Ginásio poliesportivo, foi direcionado para a Praça de Eventos .
Este ano, o festival, que esta em sua 7ª edição, promete levar multidões a Praça de Eventos, para prestigiar as 25 agremiações que irão se apresentar entre os dias 24 e 28 de junho. A abertura do evento se dará no dia 23 com a Casa da Roça, que este ano homenageia o escritor Ariano Suassuna, que morava no sertão da Paraíba. Entre outros livros e peças teatrais, ele escreveu “O Auto da Compadecida”.
As categorias que se apresentarão serão: mirim, folclórica, salão e caipira. Para julgar as agremiações, virão de Belém seis jurados, que segundo o presidente da Liajup, Reginaldo Sousa Silva, irão julgar os diversos critérios de avaliação. “Foram escolhidos jurados de fora justamente para que o festival tenha toda a seriedade que deve ter”.
Esse ano, o festival terá uma novidade, a arquibancada.
As barraquinhas com comidas típicas que não poderiam faltar nos festejos juninos, também serão montadas no evento.
Na tarde do dia 24, sairá da Praça do Guanabara as carruagens, que farão o desfile das carroças. O percurso será até a Praça de Eventos. Ao todo, serão seis dias de festival. No primeiro dia (23), acontecerá a abertura do evento. Na segunda noite, haverá a apresentação da categoria mirim. Na terceira noite do festival se realizará o intermunicipal, onde várias agremiações de outras regiões se apresentarão, o que deixará o evento mais alegre e cultural. Nos três dias finais acontecerão as apresentações das quadrilhas de salão e caipira, que na opinião de muitos apreciadores, são as mais disputadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário