Leia e Reflita

A cultura forma sábios; a educação, homens.

"Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote."
(Fernanda Montenegro)


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

93 anos do Rei do Carimbó Mestre Verequete

O grande mestre do carimbó, Verequete, completa no próximo dia 26 de agosto, 93 anos de vida. Considerado o “rei dos tambores”, sua história com o carimbó começou ainda na infância, ao acompanhar o pai em brincadeiras como boi bumbá. Com o tempo, o menino registrado como Augusto Gomes Rodrigues, nascido em no ano de 1916 em Bragança, ganhando fama e respeito com o apelido de Verequete. Mestre Verequete já teve sua história registrada em filme, “Chama Verequete” – nome de uma de suas músicas mais conhecidas. A produção conquistou um Kikito de Ouro na categoria Curta Metragem no Festival de Gramado. Em Brasília, Verequete recebeu do governo federal o título de Comendador da República. Ao longo da carreira ele já gravou 10 discos e 4 CDs. Uma produção que lhe concedeu o Prêmio de Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã, concedido pelo Ministério da Cultura."Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro".
Em Parauapebas o Grupo Cultural Yawara,fez uma homenagem ao mestre Verequete com um roda de Carimbó ao vivo,uma filmagem maravilhosa que foi enviada a tv liberal,em comemoração de mais uma primavera do nosso rei dos tambores.O grupo é mais um de vários outros que seguem a origem da cultura do carimbó do Verequete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário